TRAZENDO O FUTURO ATÉ VOCÊ

Blog Rsmart

Novidades, dicas e informações sobre
automação residencial e produtos Rsmart

Smart Houses: o futuro das casas inteligentes com a chegada do 5G

Ilustração de uma smart house saindo de um smartphone.

O futuro das Smart Houses, casas inteligentes com 5G, é extremamente promissor e promete trazer uma série de transformações e impactos positivos na maneira como as pessoas interagem e utilizam espaços domésticos. Assim, se as smart houses já proporcionavam uma experiência única, essa vivência será cada vez mais popular com a chegada da rede móvel de 5ª geração.

Isto porque a tecnologia 5G promete conexões muito mais rápidas, ao mesmo tempo em que permite a conexão de uma série de dispositivos de forma conjunta. Mais velocidade para downloads e uploads, mais estabilidade no sinal de internet e maior cobertura são apenas algumas das mudanças que teremos em nosso cotidiano com a implementação da tecnologia.

Dessa forma, ao combinar esse recurso com as casas inteligentes, podemos esperar uma transformação intensa para os próximos anos na maneira que utilizamos o espaço doméstico. Entenda mais sobre as smart houses e como as tecnologias já existentes vão ganhar corpo ao longo da implantação do 5G.

O que são as Smart houses?

As smart houses são lares que contam com uma série de dispositivos e outros recursos tecnológicos que trazem mais conforto, praticidade e rapidez na execução de atividades e no uso de espaços domésticos.

Afinal, a conectividade e a tecnologia estão presentes nos mais diferentes campos da nossa vida e não seria diferente nos lares. Já existem dispositivos que permitem uma rotina muito mais fácil, com os equipamentos da casa funcionando de maneira mais autônoma, inteligente e com controle à distância.

Portanto, com todas essas facilidades, era de se esperar que o interesse por recursos que tornam as casas mais inteligentes aumentasse, o que promete movimentar bilhões de dólares. Como mostra a pesquisa The State of the Connected Home 2021, da empresa Tech UK e a GFK:

  • Já são 80% das pessoas que sabem que existem e como usar aparelhos domésticos inteligentes;
  • O mercado global de smart cities, em 2021, movimentou US$ 78 bilhões;
  • Em 2025, o mercado pode atingir US$ 182 bilhões.

Exemplos de recursos das smart houses

Já temos exemplos de eletrodomésticos que são inteligentes e conectados à internet. Assim, a lista é longa, mas podemos elencar alguns dos principais e outros que vão se popularizar ao longo da implantação do 5G:

  • Smart Lâmpadas, que podem ser controladas por aplicativo ou por voz, programando horários para automatizar a iluminação da casa;
  • Smart TVs, que não precisam nem de outros dispositivos para se conectar a smartphones ou à internet em casa;
  • Assistentes de voz como Alexa e Google Home, que podem ser integrados aos ambientes e ao sistema de iluminação, por exemplo;
  • Eletrodomésticos como geladeiras, que analisam as informações dos alimentos e podem avisar sobre o vencimento de produtos.

Imagine quantos eletrônicos e eletrodomésticos que utilizamos em casa podem ser conectados à internet e que vão ser ainda mais velozes com o 5G? Tudo o que faz parte da Internet das Coisas será beneficiado com a rede móvel de quinta geração. 

O futuro com casas inteligentes com 5G

O futuro será ainda mais repleto de possibilidades com as casas inteligentes e o 5G. O tempo perdido com atividades do lar pode ser reduzido drasticamente com essas ações sendo executadas por dispositivos inteligentes e autônomos.

Será possível controlar uma casa à distância, agilizar a rotina e se conectar à internet com muito mais facilidade. Ao mesmo tempo, o tráfego de dados trocados entre dispositivos de smart houses e smartphones e notebooks será muito maior. Essas informações serão cruciais para implementar melhorias, prevenir acidentes, aumentar a eficiência e gestão de recursos, entre uma série de outras possibilidades.

Por fim, o conceito de casas inteligentes também pode ser integrado às smart cities, que levam a conectividade para o nível regional. Se as smart houses deixam os eletrodomésticos e outros equipamentos do lar mais eficientes e conectados, as cidades inteligentes farão isso em bairros e territórios.

Com a chegada do 5G, as cidades ficarão muito mais conectadas. Assim, uma série de desafios que hoje enfrentamos, como o uso eficiente de energia, a qualidade de internet ou a gestão de resíduos serão superados. A tecnologia será essencial para trazer mais qualidade de vida para as pessoas, seja em suas casas, seja nas cidades em que estão.

Fonte: Inovacaobrain

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

A RSMART

A RSMART é uma unidade da Rcell, um dos maiores distribuidores de eletrônicos do Brasil. Nosso próximo desafio é trazer o futuro para a sua casa. Ele já chegou, você só precisa abrir a porta.

PRODUTOS INTELIGENTES

Smart Lâmpada Wi-Fi Rsmart
Tomada Smart Wi-Fi Rsmart
Controle Universal Smart Wi-Fi
Detector de Temperatura Inteligente

MENU SITE

Untitled Document Home
Sobre
Blog Rsmart
Vídeos
Contato

SUPORTE TÉCNICO

Untitled Document Manuais
Ficha Técnica
Perguntas Frequentes
Instalação
Vídeos e Tutoriais

 REDES SOCIAIS

Compre Agora!

Untitled Document Acesse a Loja parceira

ATENDIMENTO RSMART

Central de Relacionamento Rsmart
crc@rsmart.com.br
(11) 3053-1500
Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18h.

 

POLÍTICAS

Untitled Document Política de Privacidade
Untitled Document Newsletter

2022 © Rsmart | Todos os direitos reservados.
Rsmart é uma empresa do grupo Rcell –  A maior distribuidora de tecnologia do Brasil.

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa Política de Cookies.